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Matriz SWOT/PESTAL

A análise SWOT objetiva a análise dos fatores internos e externos que geram influência sobre a organização. É uma ferramenta utilizada para análises de cenários organizacionais, evidenciando as força e fraquezas do ambiente da organização, as oportunidades que a organização poderá aproveitar e as principais ameaças que podem prejudicar a sua atuação.

A análise PESTAL também é uma ferramenta essencial para a análise da entrada de qualquer instituição no mercado ou na reanálise do seu posicionamento em relação às instituições já existentes. Ela se baseia na análise dos fatores externos à instituição que podem influenciá-la direta ou indiretamente, permitindo o aprofundamento da visão das seguintes dimensões: política, econômica, social, tecnológica, ambiental e legal.

O trabalho cruzou as duas ferramentas, aplicando a PESTAL para análise do ambiente externo da Ufac (ameaças e oportunidades).


Cadeia de Valor

A cadeia de valor auxilia substancialmente o entendimento do modelo de negócio da instituição, de forma a possibilitar maior clareza sobre como o público-alvo da instituição é atendido e quais os principais processos envolvidos geram o valor público esperado pela sociedade.

A partir de uma representação gráfica de seus principais macroprocessos, a Ufac busca uma lógica de estruturar e comunicar internamente e externamente o que e como pretende agregar valor para seus beneficiários. A palavra-chave aqui é macroprocesso que pode ser entendido como um conjunto de processos executados de forma ordenada, em uma ou mais unidades, para o cumprimento de objetivos e metas da instituição.

A Cadeia de Valor da Ufac segue a definição conceitual, organizando os macroprocessos da instituição em três perspectivas: Macroprocessos de Suporte, Macroprocessos de Governança e Macroprocessos Finalísticos.


Mapa Estratégico

O mapa estratégico é a representação visual da estratégia, apresentando a missão, a visão e os valores e descrevendo a estratégia por meio de objetivos estratégicos relacionados entre si e distribuídos em perspectivas organizacionais.

Os objetivos estratégicos são organizados a partir das seguintes perspectivas:

  • Perspectiva de Resultados Institucionais: reúne as transformações desejadas para atender as demandas da sociedade, ou seja, representam os grandes resultados da Ufac;
  • Perspectiva de Atuação Institucional: orienta os desafios a serem superados para o desenvolvimento da capacidade dos processos finalísticos e de apoio da Ufac; e
  • Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: representa as transformações necessárias relacionados a pessoas, à infraestrutura e à tecnologia da informação para garantir que os processos e a estratégia organizacional sejam alcançados.

Painéis de Desdobramento

O modelo de desdobramento da estratégia definido para a Ufac considera os elementos do BSC definidos na dimensão corporativa e se baseia na abordagem do OKR (Objectives and Key Results) para o alinhamento setorial.

A partir dos objetivos e metas institucionais da Ufac, foram elaborados painéis de desdobramento das unidades. Trata-se da seleção de objetivos de contribuição da unidade para a instituição e definição de objetivos setoriais. Para cada objetivo foram definidas metas setoriais/resultados-chaves desdobradas das metas institucionais, formando os Painéis de Desdobramento (“mapas setoriais”).

A proposta é garantir alinhamento de toda a organização ao direcionamento estratégico institucional