Indicadores Estratégicos

A palavra indicador é originária do latim indicare e significa apontar. Em português tem o significado de o que indica, torna patente, revela, sugere, expõe, menciona, aconselha, lembra. O
conceito pode ser entendido como o instrumento ou medida que possibilita aferir, traduzir, aspectos relacionados a um determinado evento, fenômeno ou impacto resultante de uma
transformação de uma realidade.

A função de um indicador ou conjunto deles é traduzir, de forma qualitativa e quantitativa, uma dada situação, com vistas a tornar possível seu monitoramento e avaliação, focado em resultados. Assim o conjunto de indicadores é, portanto, uma oportunidade de aperfeiçoar o conjunto de medidas e de aprendizado para a equipe.

A definição dos indicadores e metas se inserem no contexto do planejamento estratégico retratando as atuais prioridades institucionais e traduzindo as estratégias de atuação da instituição para os próximos anos. Contribuem para o fortalecimento institucional, a partir da construção de uma agenda estratégica capaz de alinhar e integrar a organização em torno de resultados, com foco na melhoria dos serviços prestados ao seu público-alvo.

Neste sentido, os indicadores apresentados abaixo, agrupados por objetivos estratégicos, traduzem de forma numérica os objetivos estratégicos, com vistas a representar a evolução no alcance de cada objetivo, enquanto as metas buscam estabelecer o nível desejado de cada indicador quanto ao alcance dos resultados.

OE1 – Ampliar o número de profissionais formados e qualificados
Taxa de Sucesso da Graduação – TSG

Finalidade

Mensurar a Taxa de Sucesso relativa aos estudantes dos cursos de Graduação.

Método de Cálculo

em que,
n = duração regular do curso (4, 5 ou 6 anos);
t = ano corrente.

TSGano t = Taxa de sucesso da graduação no ano t;

Concluintesano t = Número total de estudantes que completaram os créditos, mesmo não tendo colado grau, nos cursos de graduação no ano t;

Ingressantesano t-(n+1) = Número total de estudantes que se matricularam nos cursos de graduação no ano t-(n+1).

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Graduação.

Taxa de Sucesso do Mestrado – TSM

Finalidade

Mensurar a Taxa de Sucesso relativa aos estudantes dos cursos de Mestrado.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

TSMano t = Taxa de sucesso do mestrado no ano t;

Total de Diplomados nos Mestradosano t = Número total de estudantes que foram diplomados nos cursos de mestrado no ano t;

Total de Ingressantes nos Mestradosano t-2 = Número total de estudantes que ingressaram nos cursos de mestrado dois anos antes do cálculo.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Taxa de Sucesso do Doutorado – TSD

Finalidade

Mensurar a Taxa de Sucesso relativa aos estudantes dos cursos de Doutorado.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

TSDano t = Taxa de sucesso do doutorado no ano t;

Total de diplomados nos doutoradosano t = Número total de estudantes que foram diplomados nos cursos de doutorado no ano t;

Total de ingressantes nos doutoradosano t-4 = Número total de estudantes que ingressaram nos cursos de doutorado quatro anos antes do cálculo.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

OE2 – Ampliar a produção de conhecimentos científicos e artísticos-culturais aplicados às necessidades da sociedade
Taxa de Evolução da Produção Acadêmica – TEPA

Finalidade

Mensurar a evolução da produção acadêmica publicada anualmente.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

TEPAano t = Taxa de Evolução da Produção Acadêmica no ano t;

Produção Acadêmicaano t = Total de publicações registradas no Currículo Lattes no ano t;

Produção Acadêmica Média2021,2022 e 2023 = Média das publicações registradas no Currículo Lattes nos anos de 2021,2022 e 2023.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

OE3 – Desenvolver ações e projetos junto à sociedade visando às melhorias sociais
Taxa de Ações de Extensão em territórios de maior vulnerabilidade social – TAEx

Finalidade

Mensurar a proporção de ações de extensão (cursos, eventos, projetos, prestações de serviço e programas) desenvolvidas em parceria com outras instituições em territórios de maior vulnerabilidade social em relação ao número de atividades de extensão desenvolvidas no mesmo período.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

TAExano t = Taxa de ações de extensão em territórios de maior vulnerabilidade social no ano t;

AEVSano t = Número total de ações de extensão desenvolvidas em parceria com outras instituições em territórios que o Ministério Público do Acre (MPAC) considera de maior vulnerabilidade social no ano t;

AEano t = Número total de ações de extensão desenvolvidas no ano t.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

OE4 – Desenvolver soluções inovadoras visando à transformação da realidade regional
Taxa de Evolução de Soluções Inovadoras Aplicadas à Amazônia – TESIA

Finalidade

Mensurar a evolução na quantidade de soluções inovadoras aplicadas à Amazônia que possibilitem mudanças na realidade social e/ou econômica da região.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

TESIAano t = Taxa de evolução das soluções inovadoras aplicadas à Amazônia no ano t;

SIAano t = Número total de soluções inovadoras aplicadas à Amazônia no ano t;

SIAano 2024 = Número total de soluções inovadoras aplicadas à Amazônia no ano-base de 2024.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

OE5 – Promover a melhoria da qualidade e a adequação da oferta de cursos
Indicador de Melhoria da Qualidade da Graduação – IMQG

Finalidade

Mensurar o percentual de cursos de graduação com níveis 5 e 4 no CPC, em relação ao total de cursos de graduação.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

IMQGano t = Indicador de melhoria da qualidade da graduação no ano t;

Total de cursos com CPC maior ou igual a 4ano t = Somatório do número de cursos de graduação com nível 4 e 5 no CPC do ano t;

Total de cursos com CPCano t = Somatório do número de cursos de graduação com CPC no ano t.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Graduação.

Indicador de Melhoria da Qualidade da Pós-Graduação – IMQPG

Finalidade

Mensurar o percentual de cursos de pós-graduação com níveis 4, 5, 6 ou 7 na Capes, em relação ao total de cursos de pós-graduação.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

IMQPGano t = Indicador de melhoria da qualidade da pós-graduação no ano t;

Total de cursos com conceito CAPES maior ou igual a 4ano t = Somatório do número de cursos de pós-graduação com conceito CAPES 4, 5, 6 ou 7 no ano t;

Total de cursos de pós-graduação com conceito CAPESano t = Somatório do número de cursos de pós-graduação com conceito CAPES no ano t.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Taxa de Inadequação da Oferta de Cursos de Graduação – TIOCG

Finalidade

Mensurar o percentual de cursos de graduação que possuem uma ocupação de vagas inferior a 80% das disponibilizadas.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

TIOCGano t = Taxa de inadequação da oferta de cursos de graduação no ano t;

Total de cursos de graduação com ocupação das vagas inferior a 80%ano t = Somatório do número de cursos de graduação com ocupação de vagas inferior a 80% no ano t;

Total de cursos de graduaçãoano t = Somatório do número total de cursos de graduação no ano t.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Graduação.

OE6 – Intensificar e integrar as ações relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão
Percentual de projetos integrados de Ensino e Extensão – PIEEx

Finalidade

Mensurar o percentual de ações integradas de ensino e extensão da Universidade, em relação ao total de projetos de ensino.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

PIEExano t = Percentual de projetos integrados envolvendo ensino e extensão no ano t;

Total de ações integradas de ensino e extensãoano t = Somatório do número de ações que integram ensino e extensão registrados em plataforma específica no ano t;

Total de projetos de ensinoano t = Somatório do número de projetos desenvolvidos pelo ensino e registrados em plataforma específica no ano t.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Percentual de projetos integrados de Pesquisa e Extensão – PIPEx

Finalidade

Mensurar o percentual de cursos de pós-graduação com níveis 4, 5, 6 ou 7 na Capes, em relação ao total de cursos de pós-graduação.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

PIPExano t = Taxa de projetos integrados envolvendo pesquisa e extensão no ano t;

Total de ações integradas de pesquisa e extensãoano t = Somatório do número de projetos que integram pesquisa e extensão registrados em plataforma específica no ano t;

Total de projetos de pesquisaano t = Somatório do número de projetos desenvolvidos pela pesquisa e registrados em plataforma específica no ano t.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

OE7 – Potencializar a produção científica institucional
Taxa de Evolução da Produção Acadêmica em Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional – TEPA-SDR

Finalidade

Mensurar a evolução percentual dos projetos de pesquisa no âmbito da UFAC relacionados aos temas “Sustentabilidade” e “Desenvolvimento Regional”.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

TEPA-SDRano t =Taxa de evolução da produção acadêmica em sustentabilidade e desenvolvimento regional no ano t;

Produção acadêmicaano t = Número total de publicações registradas no Currículo Lattes até dezembro do ano t, relativa aos temas sustentabilidade e desenvolvimento regional;

Produção acadêmica2024 = Número total de publicações registradas no Currículo Lattes focadas em sustentabilidade e desenvolvimento regional no ano base de 2024.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

OE8 – Fortalecer políticas de acesso, permanência e sucesso no Ensino Superior
Taxa de Sucesso da Graduação da Assistência Estudantil – TSG-AS

Finalidade

Mensurar o sucesso na graduação dos alunos que recebem algum tipo de assistência estudantil.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

TSG-ASano t = Taxa de sucesso da graduação para os estudantes atendidos pela assistência estudantil no ano t;

Total de concluintes na graduaçãoano t = Número total de estudantes que estão concluindo o curso de graduação e receberam algum tipo de assistência estudantil ano t;

Total de ingressantes na graduação = Número total de estudantes que ingressaram no curso de graduação e receberam algum tipo de assistência estudantil.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Taxa de Ampliação do Acesso ao Ensino Superior – TAA-ES

Finalidade

Mensurar o percentual de ingressantes pertencentes às minorias em relação ao total dos ingressantes dos cursos de graduação.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

TAA-ESano t = Taxa de ampliação do acesso ao ensino superior no ano t;

Total de ingressantes pertencentes às minoriasano t = Número total de alunos ingressantes que pertencem a pelo menos um dos grupos que compõem as minorias no ano t;

Total de ingressantesano t = Número total de alunos ingressantes no ano t.

Observação: Serão considerados minorias os estudantes ingressantes autodeclarados pertencentes aos seguintes grupos: Preto, Pardo, Indígena, Quilombola, Pessoa com Deficiência, LGBTQIAPN+, Idosos e Baixa Renda (Renda familiar per capita menor ou igual a 1 salário mínimo).

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Índice de Retenção – IRet

Finalidade

Mensurar o percentual de retenção envolvendo os estudantes dos cursos de graduação.

Método de Cálculo

em que,
n = duração regular do curso;
t = ano corrente.

IRetano t = Índice de retenção de estudantes que não concluíram o curso no tempo padrão/regular no ano t.

Ingressantes = Número total de estudantes matriculados nos cursos de graduação.

Desistentes = Número total de estudantes que saíram antes da conclusão do curso de graduação, independente do motivo (evasão, abandono, desligamento ou transferência para outra IFES).

Concluintes = Número total de estudantes que concluíram o curso de graduação no tempo regular.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Negativa (quanto menor, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Graduação.

Índice de Evasão – IEv

Finalidade

Mensurar o percentual de evasão nos cursos de graduação.

Método de Cálculo

em que,
n = duração regular do curso;
t = ano corrente.

IEvano t = Índice de evasão de estudantes nos cursos de graduação no ano t;

Ingressantes = Número total de estudantes matriculados nos cursos de graduação no ano t – (n+1);

Desistentes = Número total de estudantes que saíram antes da conclusão do curso de graduação, independente do motivo (evasão, abandono, desligamento ou transferência para outra IFES).

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Negativa (quanto menor, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Graduação.

OE9 – Promover um ambiente institucional que estimule o empreendedorismo e a inovação
Taxa de projetos apoiados voltados ao Empreendedorismo e Inovação (Desenvolvimento Sustentável) – TPEI-DS

Finalidade

Mensurar o percentual de projetos apoiados voltados ao empreendedorismo e inovação com foco no desenvolvimento sustentável.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

TPEI-DSano t = Taxa de projetos apoiados voltados ao empreendedorismo e inovação com foco no desenvolvimento Sustentável no ano t;

Número de projetos apoiados voltados ao empreendedorismo e inovação com foco no desenvolvimento sustentávelano t = Somatório do número de projetos apoiados pela Ufac que sejam voltados ao empreendedorismo e inovação com foco no desenvolvimento sustentável no ano t;

Total de projetos apoiados voltados ao empreendedorismo e inovaçãoano t = Somatório do número de projetos apoiados pela Ufac que sejam voltados ao empreendedorismo e inovação no ano t.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

OE10 – Aprimorar os mecanismos de inclusão com equidade, garantindo a acessibilidade e o aprendizado do estudante
Taxa de Inclusão dos Estudantes – TIE

Finalidade

Mensurar o percentual de estudantes atendidos por ações de inclusão.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

TIEano t = Taxa de estudantes atendidos por meio de ações de inclusão no ano t;

Estudantes atendidos por ações de inclusãoano t = Número total de estudantes atendidos por meio de ações de inclusão no ano t;

Estudantes que demandam ações de inclusãoano t = Número total de estudantes que demandaram atendimento relacionado à ações de inclusão no ano t.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Taxa de Capacitação Docente voltada à Inclusão – TCD-I

Finalidade

Mensurar o percentual de docentes capacitados para atuar na inclusão dos estudantes.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

TCD-Iano t = Taxa de capacitação dos docentes para atuar na inclusão dos estudantes no ano t;

Docentes capacitados para inclusãoano t = Número total de docentes com capacitação em temas voltados para inclusão no ano t;

Total de docentesano t = Número total de docentes no ano t.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Graduação.

OE11 – Ampliar e qualificar parcerias estratégicas nacionais e internacionais
Taxa de Sucesso de Parcerias Estabelecidas – TSPE

Finalidade

Mensurar a execução e o sucesso nas parcerias estabelecidas pela Universidade com outras instituições.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

TSPEano t = Taxa de Sucesso das Parcerias Estabelecidas no ano t;

Parcerias com produtos ou serviços concretizados ou em andamentoano t = Somatório do número de parcerias estabelecidas pela Ufac que possuam Plano de Trabalho vigente e com alguma das etapas finalizadas ou em andamento no ano t;

Parcerias estabelecidas pela Ufacano t = Somatório do número de parcerias estabelecidos pela UFAC no ano t.

Observação: São consideradas como parcerias os Termos de Cooperação, Acordos de Cooperação Técnica, Convênios e Parcerias firmadas com outras instituições.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Assessoria de Cooperação Institucional.

OE12 – Fortalecer os processos de governança institucional
Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas – IGG-TCU

Finalidade

Avaliar os processos de governança e gestão da universidade.

Método de Cálculo

Método de cálculo estabelecido pelo TCU.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Planejamento.

OE13 – Fortalecer a comunicação institucional de forma efetiva e transparente
Pesquisa de Satisfação com Serviços de Comunicação – PSSC

Finalidade

Medir a satisfação da comunidade universitária com os serviços de comunicação realizados.

Método de Cálculo

A depender de pesquisa de satisfação realizada.

Unidade de Medida

Adimensional.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Assessoria de Comunicação.

OE14 – Fortalecer políticas de valorização, motivação e desenvolvimento dos servidores
Índice de Qualificação do Corpo Docente – IQCD

Finalidade

Mensurar o grau de qualificação do corpo docente.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

IQCDano t = Índice de qualificação do corpo docente no ano t;

Docentes com doutoradoano t = Número total de docentes com título de doutor no ano t;

Docentes com mestradoano t = Número total de docentes com título de mestre no ano t;

Docentes com especializaçãoano t = Número total de docentes com título de especialista no ano t;

Docentes com graduaçãoano t = Número total de docentes graduados no ano t;

Total de docentesano t = Número total de docentes da instituição no ano t.

Unidade de Medida

Adimensional.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.

Índice de Qualificação do Corpo Técnico-Administrativo – IQCTA

Finalidade

Mensurar o grau de qualificação do corpo técnico-administrativo.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

IQCTAano t = Índice de qualificação do corpo técnico-administrativo no ano t;

TAE graduaçãoano t = Número total de técnicos-administrativos graduados no ano t;

TAE doutoradoano t = Número total de técnicos-administrativos com título de doudor no ano t;

TAE mestradoano t = Número total de técnicos-administrativos com título de mestre no ano t;

TAE especializaçãoano t = Número total de técnicos-administrativos com título de especialista no ano t;

TAE ensino médioano t = Número total de técnicos-administrativos com ensino médio completo no ano t;

TAE ensino fundamentalano t = Número total de técnicos-administrativos com ensino fundamental completo no ano t;

Total de técnicosano t = Número total de técnicos-administrativos da instituição no ano t.

Unidade de Medida

Adimensional.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.

Índice de Clima Organizacional – ICO

Finalidade

Medir a satisfação com o clima organizacional, com foco na melhoria da motivação e valorização dos servidores.

Método de Cálculo

Cálculo de acordo com a metodologia da pesquisa.

Unidade de Medida

Adimensional.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.

OE15 – Otimizar a força de trabalho alinhada às necessidades estratégicas
Índice de Gestão de Pessoas – iGestPessoas

Finalidade

Medir o grau de evolução das políticas de gestão de pessoas, conforme avaliação TCU.

Método de Cálculo

Método de cálculo estabelecido pelo TCU.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.

OE16 – Ampliar, otimizar e modernizar as instalações físicas
Índice de Avanço da Infraestrutura de Sustentabilidade Ambiental – ISA

Finalidade

Medir a execução das ações previstas no Plano Ufac Sustentável.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

ISAano t = Índice de execução do Plano Ufac Sustentável no ano t;

Ações realizadasano t = Número de ações de sustentabilidade ambiental realizadas no ano t;

Ações previstasano t = Número de ações de sustentabilidade ambiental previstas no plano para o ano t.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Prefeitura do Campus.

Índice de Avanço da Infraestrutura de Acessibilidade – IA-Ac

Finalidade

Medir a execução das ações previstas no Plano de Acessibilidade.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

IA-Acano t = Índice de adaptação da infraestrutura física previstas no Plano de Acessibilidade no ano t;

Ações de infraestrutura realizadasano t = Número de ações de infraestrutura física realizadas relacionada à acessibilidade no ano t;

Ações de infraestrutura previstasano t = Número de ações de infraestrutura física previstas relacionada à acessibilidade no ano t.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Prefeitura do Campus.

OE17 – Promover soluções de TIC alinhadas às necessidades estratégicas
Índice de Capacidade em Gestão de TI – iGestTI

Finalidade

Avaliar a eficiência e efetividade da oferta de tecnologias da informação e comunicação no atingimento dos objetivos estratégicos da Instituição.

Método de Cálculo

Método de cálculo estabelecido pelo TCU.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Núcleo de Tecnologia da Informação.

OE18 – Viabilizar recursos orçamentários e financeiros para a execução da estratégica
Índice de Captação de Recursos para Projetos Estratégicos – ICR-PE

Finalidade

Medir o avanço na captação de recursos para a execução do portfólio de projetos estratégicos da Ufac.

Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.

ICR-PEano t = Índice de captação acumulada de recursos para execução dos Projetos Estratégicos no ano t;

Recursos captados PEano t = Recursos obtidos para os projetos estratégicos no ano t;

Recursos previstos PE = Recursos totais estimados para execução dos projetos estratégicos da Ufac no horizonte de 10 anos.

Unidade de Medida

Percentual.

Polaridade

Positiva (quanto maior, melhor).

Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Planejamento.