A palavra indicador é originária do latim indicare e significa apontar. Em português tem o significado de o que indica, torna patente, revela, sugere, expõe, menciona, aconselha, lembra. O
conceito pode ser entendido como o instrumento ou medida que possibilita aferir, traduzir, aspectos relacionados a um determinado evento, fenômeno ou impacto resultante de uma
transformação de uma realidade.
A função de um indicador ou conjunto deles é traduzir, de forma qualitativa e quantitativa, uma dada situação, com vistas a tornar possível seu monitoramento e avaliação, focado em resultados. Assim o conjunto de indicadores é, portanto, uma oportunidade de aperfeiçoar o conjunto de medidas e de aprendizado para a equipe.
A definição dos indicadores e metas se inserem no contexto do planejamento estratégico retratando as atuais prioridades institucionais e traduzindo as estratégias de atuação da instituição para os próximos anos. Contribuem para o fortalecimento institucional, a partir da construção de uma agenda estratégica capaz de alinhar e integrar a organização em torno de resultados, com foco na melhoria dos serviços prestados ao seu público-alvo.
Neste sentido, os indicadores apresentados abaixo, agrupados por objetivos estratégicos, traduzem de forma numérica os objetivos estratégicos, com vistas a representar a evolução no alcance de cada objetivo, enquanto as metas buscam estabelecer o nível desejado de cada indicador quanto ao alcance dos resultados.
OE1 – Ampliar o número de profissionais formados e qualificados
Taxa de Diplomação da Graduação – TDG
Finalidade
Mensurar a Taxa de Diplomação relativa aos estudantes dos cursos de Graduação.
Método de Cálculo
em que,
n = duração regular do curso (4, 5 ou 6 anos);
t = ano corrente.
TDGano t = Taxa de diplomação da graduação no ano t;
Concluintesano t = Número total de estudantes que completaram os créditos, mesmo não tendo colado grau, nos cursos de graduação no ano t;
Ingressantesano t-(n+1) = Número total de estudantes que se matricularam nos cursos de graduação no ano t-(n+1).
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Graduação.
Evolução do INDICADOR
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | – | 21% | 23,5% |
Alcançada | 18,57% | Aguardando | – |
Taxa de Sucesso do Mestrado – TSM
Finalidade
Mensurar a Taxa de Sucesso relativa aos estudantes dos cursos de Mestrado.
Método de Cálculo

em que,
t = ano corrente.
TSMano t = Taxa de sucesso do mestrado no ano t;
Total de Diplomados nos Mestradosano t = Número total de estudantes que foram diplomados nos cursos de mestrado no ano t;
Total de Ingressantes nos Mestradosano t-2 = Número total de estudantes que ingressaram nos cursos de mestrado dois anos antes do cálculo.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Evolução do INDICADOR
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | – | 60% | 60% |
Alcançada | 59,46% | 31,25% | – |
Taxa de Sucesso do Doutorado – TSD
Finalidade
Mensurar a Taxa de Sucesso relativa aos estudantes dos cursos de Doutorado.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
TSDano t = Taxa de sucesso do doutorado no ano t;
Total de diplomados nos doutoradosano t = Número total de estudantes que foram diplomados nos cursos de doutorado no ano t;
Total de ingressantes nos doutoradosano t-4 = Número total de estudantes que ingressaram nos cursos de doutorado quatro anos antes do cálculo.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Evolução do indicador
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | – | 60% | 60% |
Alcançada | 58,64% | 46,43% | – |
OE2 – Ampliar a produção de conhecimentos científicos e artísticos-culturais aplicados às necessidades da sociedade
Taxa de Evolução da Produção Acadêmica – TEPA
Finalidade
Mensurar a evolução da produção acadêmica publicada anualmente.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
TEPAano t = Taxa de Evolução da Produção Acadêmica no ano t;
Produção Acadêmicaano t = Total de publicações registradas no Currículo Lattes no ano t;
Produção Acadêmica Média2021,2022 e 2023 = Média das publicações registradas no Currículo Lattes nos anos de 2021,2022 e 2023.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Evolução do INDICADOR
Meta | 2023 (T0)* | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | – | 0% | 0% |
Alcançada | – | -12% | – |
OE3 – Desenvolver ações e projetos junto à sociedade visando às melhorias sociais
Taxa de Ações de Extensão em territórios de maior vulnerabilidade social – TAEx
Finalidade
Mensurar a proporção de ações de extensão (cursos, eventos, projetos, prestações de serviço e programas) desenvolvidas em parceria com outras instituições em territórios de maior vulnerabilidade social em relação ao número de atividades de extensão desenvolvidas no mesmo período.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
TAExano t = Taxa de ações de extensão em territórios de maior vulnerabilidade social no ano t;
AEVSano t = Número total de ações de extensão desenvolvidas em parceria com outras instituições em territórios que o Ministério Público do Acre (MPAC) considera de maior vulnerabilidade social no ano t;
AEano t = Número total de ações de extensão desenvolvidas no ano t.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Evolução do INDICADOR
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | – | 7% | 8% |
Alcançada | 6,22% | 5,91% | – |
OE4 – Desenvolver soluções inovadoras visando à transformação da realidade regional
Taxa de Evolução de Soluções Inovadoras Aplicadas à Amazônia – TESIA
Finalidade
Mensurar a evolução na quantidade de soluções inovadoras aplicadas à Amazônia que possibilitem mudanças na realidade social e/ou econômica da região.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
TESIAano t = Taxa de evolução das soluções inovadoras aplicadas à Amazônia no ano t;
SIAano t = Número total de soluções inovadoras aplicadas à Amazônia no ano t;
SIAano 2024 = Número total de soluções inovadoras aplicadas à Amazônia no ano-base de 2024.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Evolução do INDICADOR
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | – | 5% | 5% |
Alcançada | 19% | – | – |
OE5 – Promover a melhoria da qualidade e a adequação da oferta de cursos
Indicador de Melhoria da Qualidade da Graduação – IMQG
Finalidade
Mensurar o percentual de cursos de graduação com níveis 4 e 5 no Conceito dos Cursos (CC) e/ou Conceito Preliminar de Curso (CPC), em relação ao total de cursos de graduação.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
IMQGano t = Indicador de melhoria da qualidade da graduação no ano t;
Total de cursos com CC/CPC maior ou igual a 4ano t = Somatório do número de cursos de graduação com nível 4 e 5 no CC/CPC do ano t;
Total de cursos com CC/CPCano t = Somatório do número de cursos de graduação com CC/CPC no ano t.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Graduação.
Evolução do INDICADOR
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | – | 45,66% | 49,66% |
Alcançada | 41,66% | 43,75% | – |
Indicador de Melhoria da Qualidade da Pós-Graduação – IMQPG
Finalidade
Mensurar o percentual de cursos de pós-graduação com níveis 4, 5, 6 ou 7 na Capes, em relação ao total de cursos de pós-graduação.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
IMQPGano t = Indicador de melhoria da qualidade da pós-graduação no ano t;
Total de cursos com conceito CAPES maior ou igual a 4ano t = Somatório do número de cursos de pós-graduação com conceito CAPES 4, 5, 6 ou 7 no ano t;
Total de cursos de pós-graduação com conceito CAPESano t = Somatório do número de cursos de pós-graduação com conceito CAPES no ano t.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Evolução do INDICADOR
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | – | 71% | 75% |
Alcançada | 71% | 71% | – |
Taxa de Inadequação da Oferta de Cursos de Graduação – TIOCG
Finalidade
Mensurar o percentual de cursos de graduação que possuem uma ocupação de vagas inferior a 80% das disponibilizadas.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
TIOCGano t = Taxa de inadequação da oferta de cursos de graduação no ano t;
Total de cursos de graduação com ocupação das vagas inferior a 80%ano t = Somatório do número de cursos de graduação com ocupação de vagas inferior a 80% no ano t;
Total de cursos de graduaçãoano t = Somatório do número total de cursos de graduação no ano t.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Graduação.
Evolução do INDICADOR
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | – | 28,37% | 24,83% |
Alcançada | 31,91% | 33,33% | – |
OE6 – Intensificar e integrar as ações relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão
Taxa de projetos integrados de Ensino e Extensão – TEEx
Finalidade
Mensurar o percentual de ações integradas de ensino e extensão da Universidade, em relação ao total de ações de extensão.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
TEExano t = Taxa de projetos integrados envolvendo ensino e extensão no ano t;
Total de ações integradas de ensino e extensãoano t = Somatório do número de ações que integram ensino e extensão registrados em plataforma específica no ano t;
Total de ações de extensãoano t = Somatório do número de ações de extensão registradas em plataforma específica no ano t.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Evolução do INDICADOR
Meta | 2024 (T0)* | 2025 (T1) | 2026 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | – | – | – |
Alcançada | 98,11% | – | – |
Taxa de projetos integrados de Pesquisa e Extensão – TPEEx
Finalidade
Mensurar o percentual de ações integrados de pesquisa e extensão da Universidade, em relação ao total ações de extensão.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
TPEExano t = Taxa de projetos integrados envolvendo pesquisa e extensão no ano t;
Total de ações integradas de pesquisa e extensãoano t = Somatório do número de projetos que integram pesquisa e extensão registrados em plataforma específica no ano t;
Total de ações de extensãoano t = Somatório do número de ações de extensão registradas em plataforma específica no ano t.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
eVOLUÇÃO DO PROJETO
Meta | 2024 (T0) | 2025 (T1) | 2026 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | X | X |
Alcançada | 1,89% | X | X |
OE7 – Potencializar a produção científica institucional
Taxa de Evolução da Produção Acadêmica em Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional – TEPA-SDR
Finalidade
Mensurar a evolução percentual dos projetos de pesquisa no âmbito da UFAC relacionados aos temas “Sustentabilidade” e “Desenvolvimento Regional”.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
TEPA-SDRano t =Taxa de evolução da produção acadêmica em sustentabilidade e desenvolvimento regional no ano t;
Produção acadêmicaano t = Número total de publicações registradas no Currículo Lattes até dezembro do ano t, relativa aos temas sustentabilidade e desenvolvimento regional;
Produção acadêmica2024 = Número total de publicações registradas no Currículo Lattes focadas em sustentabilidade e desenvolvimento regional no ano base de 2024.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
eVOLUÇÃO DO pROJETO
Meta | 2024 (T0) | 2025 (T1) | 2026 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | 5% | 5% |
Alcançada | 19,8% | X | X |
OE8 – Fortalecer políticas de acesso, permanência e sucesso no Ensino Superior
Taxa de Diplomação da Graduação da Assistência Estudantil – TDG-AS
Finalidade
Mensurar a diplomação na graduação dos alunos que recebem algum tipo de assistência estudantil.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
TDG-ASano t = Taxa de diplomação da graduação para os estudantes atendidos pela assistência estudantil no ano t;
Total de concluintes na graduaçãoano t = Número total de estudantes que estão concluindo o curso de graduação e receberam algum tipo de assistência estudantil ano t;
Total de ingressantes na graduação = Número total de estudantes que ingressaram no curso de graduação e receberam algum tipo de assistência estudantil.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
EVOLUÇÃO DO PROJETO
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | 37,50% | X |
Alcançada | 34% | 41,41% | 40% |
Índice de Retenção – IRet
Finalidade
Mensurar o percentual de retenção envolvendo os estudantes dos cursos de graduação.
Método de Cálculo
em que,
n = duração regular do curso;
t = ano corrente.
IRetano t = Índice de retenção de estudantes que não concluíram o curso no tempo padrão/regular no ano t.
Ingressantes = Número total de estudantes matriculados nos cursos de graduação.
Desistentes = Número total de estudantes que saíram antes da conclusão do curso de graduação, independente do motivo (evasão, abandono, desligamento ou transferência para outra IFES).
Concluintes = Número total de estudantes que concluíram o curso de graduação no tempo regular.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Negativa (quanto menor, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Graduação.
EVOLUÇÃO DO PROJETO
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | 38,55% | 34,99% |
Alcançada | 34,85% | X | X |
Índice de Evasão – IEv
Finalidade
Mensurar o percentual de evasão nos cursos de graduação.
Método de Cálculo
em que,
n = duração regular do curso;
t = ano corrente.
IEvano t = Índice de evasão de estudantes nos cursos de graduação no ano t;
Ingressantes = Número total de estudantes matriculados nos cursos de graduação no ano t – (n+1);
Desistentes = Número total de estudantes que saíram antes da conclusão do curso de graduação, independente do motivo (evasão, abandono, desligamento ou transferência para outra IFES).
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Negativa (quanto menor, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Graduação.
EVOLUÇÃO DO PROJETO
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | 36,3% | 32,67% |
Alcançada | 46,58% | X | X |
OE9 – Promover um ambiente institucional que estimule o empreendedorismo e a inovação
Taxa de projetos apoiados voltados ao Empreendedorismo e Inovação (Desenvolvimento Sustentável) – TPEI-DS
Finalidade
Mensurar o percentual de projetos apoiados voltados ao empreendedorismo e inovação com foco no desenvolvimento sustentável.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
TPEI-DSano t = Taxa de projetos apoiados voltados ao empreendedorismo e inovação com foco no desenvolvimento Sustentável no ano t;
Número de projetos apoiados voltados ao empreendedorismo e inovação com foco no desenvolvimento sustentávelano t = Somatório do número de projetos apoiados pela Ufac que sejam voltados ao empreendedorismo e inovação com foco no desenvolvimento sustentável no ano t;
Total de projetos apoiados voltados ao empreendedorismo e inovaçãoano t = Somatório do número de projetos apoiados pela Ufac que sejam voltados ao empreendedorismo e inovação no ano t.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
EVOLUÇÃO DO PROJETO
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | 30% | 30% |
Alcançada | 100% | X | X |
OE10 – Aprimorar os mecanismos de inclusão com equidade, garantindo a acessibilidade e o aprendizado do estudante
Taxa de Inclusão dos Estudantes – TIE
Finalidade
Mensurar o percentual de estudantes atendidos por ações de inclusão.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
TIEano t = Taxa de estudantes atendidos por meio de ações de inclusão no ano t;
Estudantes atendidos por ações de inclusãoano t = Número total de estudantes atendidos por meio de ações de inclusão no ano t;
Estudantes que demandam ações de inclusãoano t = Número total de estudantes que demandaram atendimento relacionado à ações de inclusão no ano t.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
EVOLUÇÃO DO PROJETO
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | 40% | 45% |
Alcançada | X | ? | X |
OE11 – Ampliar e qualificar parcerias estratégicas nacionais e internacionais
Taxa de Sucesso de Parcerias Estabelecidas – TSPE
Finalidade
Mensurar a execução e o sucesso nas parcerias estabelecidas pela Universidade com outras instituições.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
TSPEano t = Taxa de Sucesso das Parcerias Estabelecidas no ano t;
Parcerias com produtos ou serviços concretizados ou em andamentoano t = Somatório do número de parcerias estabelecidas pela Ufac que possuam Plano de Trabalho vigente e com alguma das etapas finalizadas ou em andamento no ano t;
Parcerias estabelecidas pela Ufacano t = Somatório do número de parcerias estabelecidos pela UFAC no ano t.
Observação: São consideradas como parcerias os Termos de Cooperação, Acordos de Cooperação Técnica, Convênios e Parcerias firmadas com outras instituições.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Assessoria de Cooperação Institucional.
EVOLUÇÃO DO PROJETO
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | X | X |
Alcançada | 95,65% | X | X |
OE12 – Fortalecer os processos de governança institucional
Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas – IGG-TCU
Finalidade
Avaliar os processos de governança e gestão da universidade.
Método de Cálculo
Método de cálculo estabelecido pelo TCU.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Planejamento.
EVOLUÇÃO DO PROJETO
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | 40,9% | 43,9% |
Alcançada | 37,9% | 49,9% | X |
OE13 – Fortalecer a comunicação institucional de forma efetiva e transparente
Pesquisa de Satisfação com Serviços de Comunicação – PSSC
Finalidade
Medir a satisfação da comunidade universitária com os serviços de comunicação realizados.
Método de Cálculo
A depender de pesquisa de satisfação realizada.
Unidade de Medida
Adimensional.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Assessoria de Comunicação.
EVOLUÇÃO DO PROJETO
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | ? | ? |
Alcançada | X | ? | ? |
OE14 – Fortalecer políticas de valorização, motivação e desenvolvimento dos servidores
Índice de Qualificação do Corpo Docente – IQCD
Finalidade
Mensurar o grau de qualificação do corpo docente.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
IQCDano t = Índice de qualificação do corpo docente no ano t;
Docentes com doutoradoano t = Número total de docentes com título de doutor no ano t;
Docentes com mestradoano t = Número total de docentes com título de mestre no ano t;
Docentes com especializaçãoano t = Número total de docentes com título de especialista no ano t;
Docentes com graduaçãoano t = Número total de docentes graduados no ano t;
Total de docentesano t = Número total de docentes da instituição no ano t.
Unidade de Medida
Adimensional.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.
EVOLUÇÃO DO PROJETO
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | 4,400 | 4,420 |
Alcançada | 4,370 | 4,428 | X |
Índice de Qualificação do Corpo Técnico-Administrativo – IQCTA
Finalidade
Mensurar o grau de qualificação do corpo técnico-administrativo.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
IQCTAano t = Índice de qualificação do corpo técnico-administrativo no ano t;
TAE graduaçãoano t = Número total de técnicos-administrativos graduados no ano t;
TAE doutoradoano t = Número total de técnicos-administrativos com título de doudor no ano t;
TAE mestradoano t = Número total de técnicos-administrativos com título de mestre no ano t;
TAE especializaçãoano t = Número total de técnicos-administrativos com título de especialista no ano t;
TAE ensino médioano t = Número total de técnicos-administrativos com ensino médio completo no ano t;
TAE ensino fundamentalano t = Número total de técnicos-administrativos com ensino fundamental completo no ano t;
Total de técnicosano t = Número total de técnicos-administrativos da instituição no ano t.
Unidade de Medida
Adimensional.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.
Evolução do proojeto
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | 2,006 | 2,015 |
Alcançada | 2,000 | 2,050 | X |
OE15 – Otimizar a força de trabalho alinhada às necessidades estratégicas
Índice de Gestão de Pessoas – iGestPessoas
Finalidade
Medir o grau de evolução das políticas de gestão de pessoas, conforme avaliação TCU.
Método de Cálculo
Método de cálculo estabelecido pelo TCU.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.
Evolução do Projeto
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | 32% | 34% |
Alcançada | 31,3% | 31,6% | X |
OE16 – Ampliar, otimizar e modernizar as instalações físicas
Índice de Avanço da Infraestrutura de Sustentabilidade Ambiental – ISA
Finalidade
Medir a execução das ações previstas no Plano Ufac Sustentável.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
ISAano t = Índice de execução do Plano Ufac Sustentável no ano t;
Ações realizadasano t = Número de ações de sustentabilidade ambiental realizadas no ano t;
Ações previstasano t = Número de ações de sustentabilidade ambiental previstas no plano para o ano t.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Prefeitura do Campus.
evolução do projeto
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | X | X |
Alcançada | X | X | X |
Índice de Avanço da Infraestrutura de Acessibilidade – IA-Ac
Finalidade
Medir a execução das ações previstas no Plano de Acessibilidade.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
IA-Acano t = Índice de adaptação da infraestrutura física previstas no Plano de Acessibilidade no ano t;
Ações de infraestrutura realizadasano t = Número de ações de infraestrutura física realizadas relacionada à acessibilidade no ano t;
Ações de infraestrutura previstasano t = Número de ações de infraestrutura física previstas relacionada à acessibilidade no ano t.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Prefeitura do Campus.
eVOLUÇÃO DO pROJETO
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | X | X |
Alcançada | X | X | X |
OE17 – Prover soluções de TIC alinhadas às necessidades estratégicas
Índice de Capacidade em Gestão de TI – iGestTI
Finalidade
Avaliar a eficiência e efetividade da oferta de tecnologias da informação e comunicação no atingimento dos objetivos estratégicos da Instituição.
Método de Cálculo
Método de cálculo estabelecido pelo TCU.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Núcleo de Tecnologia da Informação.
eVOLUÇÃO DO PROJETO
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | 32% | 36% |
Alcançada | 27,54% | 31,3% | X |
OE18 – Viabilizar recursos orçamentários e financeiros para a execução da estratégica
Índice de Captação de Recursos para Projetos Estratégicos – ICR-PE
Finalidade
Medir o avanço na captação de recursos para a execução do portfólio de projetos estratégicos da Ufac.
Método de Cálculo
em que,
t = ano corrente.
ICR-PEano t = Índice de captação acumulada de recursos para execução dos Projetos Estratégicos no ano t;
Recursos captados PEano t = Recursos obtidos para os projetos estratégicos no ano t;
Recursos previstos PE = Recursos totais estimados para execução dos projetos estratégicos da Ufac no horizonte de 10 anos.
Unidade de Medida
Percentual.
Polaridade
Positiva (quanto maior, melhor).
Unidade Responsável
Pró-Reitoria de Planejamento.
EVOLUÇÃO DO PROJETO
Meta | 2023 (T0) | 2024 (T1) | 2025 (T2) |
---|---|---|---|
Prevista | X | 4,63% | 29,81% |
Alcançada | X | 2,29% | X |