Etapas de Elaboração

O processo de construção contou com as seguintes etapas:

  1. Diagnóstico organizacional
  2. Entrevistas com lideranças (comunidade interna e comunidade externa)
  3. Consulta pública
  4. Mesas temáticas
  5. Matriz SWOT
  6. Cadeia de Valor
  7. Referenciais e Mapa Estratégico
  8. Painel de Indicadores e Metas Estratégicas
  9. Portfólio de Projetos Estratégicos
  10. Desdobramento da Estratégia
  11. Modelo de Gestão da Estratégia

Etapa 1 – Diagnóstico Organizacional

Nessa etapa foi realizada uma análise documental acerca dos principais documentos institucionais da Ufac, tais como: Estatuto da Ufac, Regimento Interno, os documentos associados ao Planejamento e Gestão Estratégica 2014-2023 (incluindo o Mapa Estratégico, Indicadores e Metas, Portfólio de Projetos e as reuniões realizadas acerca dos projetos estratégicos atuais), o Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024, os diversos Relatórios de Gestão e os documentos “Ufac em Números”.

Com base nesses documentos, foram avaliados os resultados obtidos no ciclo 2014-2023 e, a partir disso, foram definidas as premissas que nortearam a elaboração do novo ciclo do Planejamento e Gestão Estratégica 2024-2033.

Etapa 2 – Entrevistas com lideranças

A etapa de entrevistas teve como finalidade captar a visão das lideranças sobre a situação da instituição, com vistas a formar, por meio de percepções individuais, um consolidado sobre a proposta de futuro para a Ufac. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com lideranças indicadas pela equipe de planejamento e conduzidas pela consultoria. Foram realizadas ao todo 61 (sessenta e uma) entrevistas, sendo 50 (cinquenta) entrevistas com lideranças internas a Ufac e 11 (onze) entrevistas com lideranças externas que representaram diferentes setores da sociedade. A lista dos entrevistados por ser conferida aqui.

Etapa 3 – Consulta pública

A etapa de consulta pública consistiu na disponibilização de um questionário via formulário eletrônico (Google Forms) para todos os integrantes da comunidade universitária e da comunidade externa. Os participantes puderam expressar sua opinião sobre diversos temas definidos pela Universidade para o Planejamento e Gestão Estratégica 2024-2033. Foram recebidas 154 (cento e cinquenta e quatro) respostas no formulário, com participação de todos os segmentos da comunidade interna (discente, docentes e técnicos-administrativos) e participação da comunidade externa.

Etapa 4 – Mesas temáticas

As Mesas Temáticas foram eventos realizados com objetivo de engajar a comunidade acadêmica no processo de elaboração do planejamento estratégico da Ufac, além captar informações relevantes para o desenvolvimento do trabalho. Os eventos foram divididos em alguns temas principais e contou com a participação de palestrantes externos a Ufac e também membros da comunidade interna.

Foram realizadas 7 (sete) mesas temáticas. Os temas abordados pelas mesas, bem como os participantes estão listados abaixo:

Mesa temática 1 – Universidades Federais na Amazônia: Cenários, Desafios e Perspectivas

  • Tema: Universidades Públicas na Amazônia: Desafios e Experiências Exitosas.
  • Participantes: Prof. Dr. Emannuel Tourinho – Reitor da UFPA (Participação Virtual) e Profª. Drª. Aldenize Ruela Xavier – Reitora da UFOPA.

Mesa temática 2 – Educação Superior do Futuro

  • Tema: Expansão e Qualidade do Ensino Superior: Desafios para a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
  • Participantes: Prof. Dr. Luiz Roberto Liza Curi – Presidente do Conselho Nacional de Educação e Prof. Dr. Jerônimo Siqueira Tybusch – Pró-Reitor de Graduação da UFSM (Participação Virtual).

Mesa temática 3 – Políticas de Inclusão e Permanência no Ensino Superior

  • Tema 1: A Política de Assistência Estudantil: a inclusão dos estudantes no Ensino Superior.
  • Tema 2: Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes no Ensino Superior: Cenários e Estratégias Institucionais.
  • Participantes: Profª. Drª. Maísa Miralva da Silva – Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFG; Profª. Drª. Maria do Socorro de Lima Oliveira – Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFRPE; e Prof .Me. Adão Rogério Xavier Silva – Professor do Parfor na UFAC.

Mesa temática 4 – O Desafio da Inovação nas Universidades Públicas

  • Tema: Ambientes promotores de inovação em Ifes: Desafios e Tendências.
  • Participantes: Prof. Dr. José Roberto Ferreira Guerra – Diretor de Inovação e Empreendedorismo na UFPE e Profª. Drª. Carla Regina Pasa Gómez – Professora Titular da UFPE.

Mesa temática 5 – A Curricularização da Extensão e seu Financiamento Sustentável

  • Tema 1: Curricularização da Extensão: formação crítica dos estudantes.
  • Tema 2: Financiamento sustentável da extensão universitária.
  • Participantes: Prof. Dr. Flaví Ferreira Lisbôa Filho – Pró-Reitor de Extensão da UFSM e Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira – Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFU.

Mesa temática 6 – Políticas de Ações Afirmativas na Educação Superior

  • Tema 1: Políticas de Ações Afirmativas na Educação Superior: pessoas negras na universidade após 10 anos da Lei de Cotas.
  • Tema 2: A Lei de Cotas para os estudantes de etnia Indígena.
  • Tema 3: Cotas para as pessoas com deficiência.
  • Participantes: Prof. Dr. Adilson Pereira dos Santos – Pró-Reitor Adjunto de Graduação da UFOP e Dasu Inu Bake Huni Kuin – Doutorando no programa de Pós-Graduação em Linguagem e Identidade da UFAC

Mesa temática 7 – A Internacionalização nas Universidades Públicas

  • Tema 1: A internacionalização da Universidade Pública.
  • Tema 2: A internacionalização da Pesquisa e da Pós-Graduação.
  • Participantes: Profª. Drª. Caroline Pereira de Oliveira – Coordenadora de Línguas Aplicadas à Internacionalização da UFMT e Profª. Drª. Vera Beatriz Siqueira – Professora Associada da UERJ.

Mesa temática 8 – Inclusão e Diversidade no Ensino Superior

  • Tema: Nada sobre nós, sem nós.
  • Participantes: Prof. Me. Israel Bissat Amim – Professor no curso de Letras-Libras da Ufac; Stefhanie Vidal – Estudante do curso de Pedagogia da Ufac; José Aurismar Braga da Silva – Estudante do curso de Direito da Ufac; Milena de Jesus Silva – Estudante do curso de Psicologia da Ufac.

Mesa temática 9 – Inclusão e Diversidade no Ensino Superior

  • Tema: Mulheres pretas, indígenas e transexuais.
  • Participantes: Ma. Michele Franco de Sá – Técnica-administrativa em educação na Ufac; Profª Ma. Sulamita Rosa da Silva – Professora da área de Ensino e Aprendizagem na Ufac; Liliane Puyanawa – Estudante Especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais na Ufac.

Etapa 5 – Matriz SWOT

A etapa 5 consistiu na elaboração da matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, em português – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) com a finalidade de identificar os pontos fortes e fracos da instituição, bem como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no seu ambiente de atuação. A construção da matriz foi feita com base na análise e cruzamento das informações levantadas nas etapas de Consulta Pública, Entrevistas com Lideranças e Mesas Temáticas. A partir disso, a proposta foi captar os principais problemas e desafios enfrentados pelas unidades da instituição e, assim, elencar as prioridades a serem adotadas no momento de definição da estratégia.

A matriz SWOT validada pode ser acessada clicando aqui.

Etapa 6 – Cadeia de Valor

Na etapa 6 foi elaborada a Cadeia de Valor da Ufac, identificando os processos que contribuem para produzir valor para os beneficiários. Foi desenvolvido o Mapa do Contexto da Ufac, definindo os macroprocessos institucionais, os processos de 2º nível (desdobramento dos macroprocessos), os principais atores intervenientes, bem como as normas e leis relacionadas.

Cadeia de Valor da Ufac

Etapa 7 – Referenciais e Mapa Estratégico

Nessa etapa foram elaboradas a Visão de Futuro, Missão e Valores (referenciais estratégicos), bem como o Mapa Estratégico, composto por 18 (dezoito) objetivos estratégicos. Os objetivos estratégicos representam os propósitos maiores da instituição e indicam as conquistas que devem ser perseguidas para o alcance da visão de futuro e o cumprimento da missão. Assim, o mapa estratégico é uma ferramenta de comunicação que permite relacionar e integrar objetivos e referenciais estratégicos de forma a traduzir claramente a estratégia da instituição. Para a construção e validação do mapa estratégico foi realizado um seminário com a participação de toda a comunidade acadêmica, onde todos puderam contribuir para a definição da estratégia.

Etapa 8 – Painel de Indicadores e Metas Estratégicas

Na etapa 8 foi definido o painel de indicadores do Planejamento e Gestão Estratégica 2024-2033 que traduz de forma numérica os objetivos estratégicos escolhidos. Enquanto os indicadores medem o alcance dos objetivos estratégicos, as metas estabelecem o nível desejado para cada indicador, representando o alcance do resultado desejado. Para cada indicador foi estipulado uma meta anual, considerando os 10 (dez) anos de planejamento. Foram estabelecidos 30 (trinta) indicadores, com pelo menos 1 (um) indicador para cada objetivo estratégico.

Etapa 9 – Portfólio de Projetos Estratégicos

Nessa etapa foi construído o Portfólio de Projetos Estratégicos que representam as ações a serem desenvolvidas para impulsionar o alcance dos objetivos estratégicos, contribuindo para a consecução dos resultados desejados. Foram validados 1 (um) programa e 21 (vinte e um) projetos estratégicos, sob a responsabilidade de diferentes unidades. A lista completa dos projetos pode ser acessada aqui.

Etapa 10 – Desdobramento da Estratégia

A etapa de desdobramento da estratégia tem o objetivo de alinhar a organização, ou seja, corresponde a integração da estratégia da organização com a estratégia das unidades finalísticas e unidades meio. O alinhamento é feito por meio da definição de objetivos setoriais que contribuem para o alcance dos objetivos estratégicos. Para isso, foram elaborados os painéis de contribuição de 10 (dez) unidades, são elas:

  • Pró-reitoria de Graduação;
  • Pró-reitoria de Pós-Graduação;
  • Pró-reitoria de Extensão;
  • Pró-reitoria de Assuntos Estudantis;
  • Pró-reitoria de Administração;
  • Pró-reitoria de Planejamento;
  • Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas;
  • Núcleo de Tecnologia da Infomação;
  • Prefeitura do Campus; e
  • Parque Zoobotânico.

Etapa 11 – Modelo de Gestão da Estratégia

A etapa de definição do modelo de gestão da estratégia estabelece como a instituição se organiza para garantir que a estratégia seja executada e gerenciada, ou seja, representa a determinação do modelo de monitoramento e avaliação dos resultados planejados. A estruturação do modelo de gestão é dada pela matriz de governança da estratégia, que define as instâncias envolvidas, suas atribuições e responsabilidades. Quanto ao gerenciamento, tem-se os ciclos de gestão que correspondem ao período no qual são realizados o monitoramento, a análise e a revisão dos instrumentos da estratégia institucional para avaliação dos resultados e identificação dos pontos de correção. A partir disso, foram definidos 3 (três) ciclos de gestão: gestão do portfólio de projetos (periodicidade bimestral); avaliação dos indicadores e painéis de contribuição (periodicidade trimestral); e avaliação da estratégia (periodicidade semestral).