Dando continuidade ao cronograma de atividades para a construção do Planejamento e Gestão Estratégica Ufac 2024-2033, ocorreu nesta quarta, 12 de julho de 2023, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, a Mesa Temática 6: POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, com o objetivo de discutir, analisar e avaliar os resultados obtidos, após mais de dez anos de implementação da lei de cotas como política obrigatória para ingresso em universidades públicas e os desafios que ainda persistem para a superação das desigualdades sociais e étnico-raciais, a partir da premissa de que a Universidade do futuro precisa ser mais inclusiva e diversa, assumindo assim, sua responsabilidade social como Instituição Pública.
A Mesa 6 teve como mediadora a Profª. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, coordenadora do Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas da Ufac e contou com a participação do
Prof. Dr. Adilson Pereira dos Santos, Pró-Reitor Adjunto de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFOP e Coordenador da Área de Ações Afirmativas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). A mesa temática contou também com as contribuições e propostas do indígena Dasu Inu Bake Huni Kuin que é mestre em Artes Cênicas e Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Identidade (PPGLI/Ufac).
As mesas são transmitidas ao vivo pelo canal da Ufac TV na plataforma YouTube. Dessa forma é possível garantir a participação do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, e de toda a comunidade universitária e externa.