Representantes da comunidade universitária validam o Mapa Estratégico da Ufac para 2024-2033

O Seminário Estratégico de Construção e Validação dos Referenciais e Mapa Estratégico 2024-2033, ocorreu nos dias 13 e 14 de setembro, no Anexo da Biblioteca Central do campus sede. O evento teve como objetivo estabelecer a missão, visão, valores e os objetivos estratégicos que irão guiar a universidade nos próximos dez anos.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou que todos os setores da universidade foram convidados a participar deste momento importante para a instituição. “São dois dias que temos para validar a proposta de mapa estratégico neste evento em que todas as lideranças da universidade foram convidadas, inclusive representantes dos alunos, sindicatos dos professores e técnicos, assim como foi feito no planejamento anterior; estamos aqui para validar a missão, visão e definir onde realmente queremos chegar”, afirmou a reitora.

Segundo o coordenador da construção do Planejamento Estratégico, Edvandro Carlos Reckziegel, o planejamento não diz respeito a uma gestão específica, mas sim à instituição Universidade Federal do Acre. “Esta é uma construção coletiva em que todos foram convidados a participar, desde os ocupantes de cargos da Administração Superior até os coordenadores de cursos e diretores de centros, uma vez que o planejamento envolve toda a instituição”, explicou o coordenador.

Para este evento foi convocada a Equipe de Validação, formada por representantes de toda as unidades administrativas e acadêmicas, do Campus Sede e do Campus Floresta, junto aos representantes do SINTEST, ADUFAC e DCE.

Durante o seminário, foi analisada uma proposta de mapa estratégico que surgiu a partir de etapas anteriores do planejamento, como a “Autoavaliação Institucional”, “Mobilizar para o Amanhã”, formulário de contribuições disponível no site da Ufac e a realização das mesas temáticas. Após os dois dias de discussão chegou-se a versão validada do Mapa Estratégico 2024-2033.

O objetivo do planejamento estratégico é definir os caminhos a serem trilhados pela instituição nos próximos dez anos, considerando os avanços obtidos e os desafios para continuar promovendo ações em benefício da sociedade.