Planejamento Estratégico discute diversidade e inclusão acadêmica

A Ufac promoveu duas mesas temáticas sobre inclusão e diversidade no ensino superior no dia 25 de agosto, no anfiteatro Garibaldi Brasil. A primeira mesa teve como tema “Nada sobre Nós, sem Nós”; a segunda, “Mulheres Pretas, Indígenas e Transexuais”. O evento encerrou a rodada de mesas temáticas, que consistiu em uma das etapas para elaboração do Planejamento Estratégico da Ufac 2024-2033.

A reitora Guida Aquino ressaltou a importância de encerrar essa fase do Planejamento Estratégico com a temática da inclusão. “Hoje nós precisamos tornar nossas universidades cada dia mais inclusivas. Uma universidade pública, gratuita e de qualidade tem que ser inclusiva em todos os sentidos, com políticas de ações estudantis construídas coletivamente.

mesa 8 “Inclusão e Diversidade no Ensino Superior: Nada sobre Nós, sem Nós” teve como palestrantes o professor Israel Bissat Amim; a estudante do curso de Pedagogia Stephanie Vida; o estudante do curso de Direito José Aurismar Braga da Silva; e a estudante do curso de Psicologia Milena de Jesus Silva. O debate foi mediado pela servidora técnico-administrativa Naliny Arantes Bezerra e teve como foco a inclusão no Ensino Superior a partir de vozes que representam pessoas com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento e pertencentes à comunidade universitária.

mesa 9 “Inclusão e Diversidade no Ensino Superior: Mulheres Pretas, Indígenas e Transexuais” teve como palestrantes a servidora técnico-administrativa Michele Franco de Sá; a professora Sulamita Rosa da Silva; e a estudante do curso de especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais Liliane Puyanawa. A discussão foi mediada pela servidora técnico-administrativa Fabiana Chaves e abordou a inclusão dessas mulheres nos espaços historicamente que lhes foram negados, inclusive o acadêmico.