sobre

Modelo de Gestão Estratégica da Ufac

Em 2014, a Universidade Federal do Acre (Ufac) completou 40 anos de federalização e 50 anos de história. Nesse período, se expandiu em espaço físico, mediante ampliação de seu Campus Sede, em Rio Branco, implantação do Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, núcleos no interior do Estado do Acre, e recentemente o reconhecimento do Campus Fronteira Alto Acre, em Brasileia.

Expandiu-se, também, em recursos humanos, por meio da contratação de profissionais docentes e técnico-administrativos, e em cursos de graduação e pós-graduação. Hoje, a Ufac possui aproximadamente 12 mil estudantes, atendidos por 754 professores, dos quais 35% são doutores, e por 716 técnico-administrativos. Esses números conferem à Ufac destaque na Região Norte, além de credenciá-la a enfrentar grandes e novos desafios.

Exemplo de organização, foi conferida a Ufac com a realização no Campus Sede, em julho de 2014, da 66ª Reunião Anual da SBPC, o maior encontro científico nacional que reuniu mais de quinze mil pessoas, ocasião em que a universidade foi vitrine para todo o Brasil.

Outro grande desafio foi vencido com a implantação do primeiro doutorado da instituição – Produção Vegetal – representando um salto na política de formação de profissionais altamente qualificados.

Esses desafios demandaram organização e planejamento. A Ufac, com o intuito de aprimorar e modernizar sua gestão para melhor enfrentar os desafios a ela impostos e atender aos anseios da comunidade universitária e, por extensão, da sociedade, construiu um processo de planejamento e gestão estratégica.

Esse processo já contribui para a implantação do Modelo de Gestão Estratégica da Ufac, que traz muitos benefícios para a instituição. Esse modelo possibilita, por exemplo:

A empresa contratada que conduziu o processo, no prazo de um ano, foi a GD Consult, escolhida por ser referência, ter larga experiência nessa área e renome nacional, além de desenvolver a metodologia do Painel de Desempenho em diversos órgãos federais, entre eles, universidades.

O processo de planejamento estratégico realizou:

A equipe responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos produziu documentos que foram validados por mais de 70 líderes da Ufac, entre gestores, diretores de centros e coordenadores de cursos.

Para o êxito desta empreitada, é necessário o envolvimento e a contribuição de todos. Dessa forma, com um Modelo de Gestão Estratégica, a Ufac se renovará e promoverá um avanço na qualidade de prestação dos seus serviços.